Road to Hana

A Hana Highway é um trecho de 109km das Hawaii State Route 36 e 360 e uma das maiores e mais bonitas rodovias do Havaí. Localizada no norte de Maui, liga o aeroporto de Kahului até a cidade de Hana, passando por paisagens de tirar o fôlego como cachoeiras, penhascos, e o visual do mar! Não é à toa que a Road to Hana é um dos passeios mais procurados em Maui cujo objetivo é chegar na cidadezinha de Hana, distante 40 km de Kahului, mas até lá você não segue por uma linha reta, e sim uma estrada com mais de 600 curvas!!!!

Para ser mais preciso, na Road to Hana temos: 617 curvas, 53 pontes, 52 milhas e 3 horas! Então, aproveite, pois o melhor da Road to Hana é o caminho e não o destino!

Quando estive em Maui pela segunda vez, decidi fazer a Road to Hana com um amigo na noite anterior. Então, peguei algumas dicas do roteiro da July no Blog Loucos por Viagem para me basear e saber mais ou menos onde iríamos parar. Acredito que foi bem interessante, pois passamos por alguns pontos bem legais!

Dicas:

1- Leve água e comida, quase não há paradas no caminho, só paramos para almoçar quase três horas depois da nossa saída e foi apenas um petisco (fish & chips);

2- Abasteça o carro, acho que só vimos postos de combustível em Paia e em Hana!;

4- Defina antes em quais lugares você vai querer parar, o ideal é seguir com um mapinha da Estrada, como fomos meio que de última hora não me programei bem nesse ponto;

3- Prepare-se para começar o passeio cedo, assim você pega menos gente na estrada e nas cachoeiras, não foi o nosso caso, saímos quase 11 hs;

5- Leve tênis, pois algumas cachoeiras são acessíveis por trilhas, eu, claro que fui de Havaianas e dei um chute numa pedra que feriu meu dedo;

6- Dirija devagar, a estrada é para ser apreciada e tem muitos carros nos dois sentidos;

7- Ah, e se você é daqueles que enjoa de curvas ou de estrada, leve um remedinho para enjoo!! Eu só senti o efeito das mais de 600 curvas de Hana no dia seguinte.

–> No Norte de Maui, na própria Hana Hwy, sugerimos algumas praias como Kanaha Beach e Ho’okipa Beach ideais para Windsurf e esta última para ver tartarugas, e as praias de Paia. Porém, aconselhamos que você faça em dias diferentes, já que a estrada leva um certo tempo é melhor começar suas paradas de Haiku em diante e as praias também são deliciosas para passar o dia.

Estas foram as nossas paradas na belíssima estrada para Hana:

Twin Falls: aqui você vai encontrar três cachoeiras. Uma de fácil acesso, a segunda com certa dificuldade e a terceira que pode deixar muitas pessoas para trás ao avistar este aviso da foto abaixo. Mas siga em frente e verifique a possibilidade de acesso. Dependendo do dia, a vazão de água pode estar muito grande impossibilitando a passagem por por um certo trecho. Caso esteja assim, volte em um outro dia.

Twin Falls

Esse é um dos nossos lugares preferidos em Maui, já que é uma das cachoeiras mais próximas de onde nos hospedamos. Dependendo da hora, a Twin Falls pode estar lotada, normalmente isso acontece no período da manhã. Mas em outros horários é possível encontra-la completamente vazia!!! Geralmente mais para o final da tarde. Caso esteja lotada, arrisque voltar em outro horário, pois vale bem a pena dedicar alguns minutos sozinho nessa cachoeira.

Frutinhas!

Huelo Lookout: um dos mirantes da estrada. Paramos mais para ver qual era, mas é totalmente dispensável. Aqui você vai encontrar um stand daquelas barraquinhas super fofas de frutas e bem caras também (um coco por U$ 6,00 é algo que nem cogitamos, principalmente por morarmos no Nordeste, rsrs);

Wailua Valley State Wayside : Mais um mirante, com a vista do Ke’anae Valley, Ko’olau Gap e da vila de Wailua. Para uma paradinha bem rápida, apenas para apreciar a vista.

Three Bears Fall

Upper Waikani Falls: também conhecida por Three Bears Falls. Essa cachoeira é visível da estrada, porém o acesso é bem complicadinho, você deve descer pela lateral da ponte, onde não existe demarcação. No começo achei bem arriscado e preferi não descer, mas não me contive quando vi umas crianças descendo pelo outro lado e fui atrás. E que visual!! São três quedas d’água, daí o nome Three Bears Falls. Apesar de não ter estacionamento, conseguimos parar o carro e curtir um bom tempo por lá! Imperdível!!

Waianapanapa State Park Black Sand Beach

Waianapanapa State Park: Um parque estadual de 122 acres localizado no final da Waiʻanapanapa Road da Hana Highway Aqui encontramos a belíssima Black Sand Beach. Uma praia de areia preta, com mar azul, digna de muitos UAU’s! ;

Hana Bay: Saímos de Waianapanapa e fomos para Hana. A cidade em si não tem muita atração. Já falei acima que o melhor daRoad to Hana é o caminho, acredite! Mas precisávamos chegar ao final da Road to Hana!;

Haleakala National Park at Kipahulu: Após Hana chegamos ao Haleakala Park. Para quem não sabe, Maui tem um vulcão adormecido, o Haleakala, de onde você pode inclusive ver o nascer ou pôr do sol, um passeio muito procurado em Maui (que meu esposo já fez mas eu ainda não!). E o vulcão ocupa uma grande parte da Ilha. Nesse parque encontramos muitas cachoeiras e as Seven Sacred Pools, isso mesmo, sete piscinas, que infelizmente estavam fechadas para banho quando chegamos devido às chuvas. Com isso não conseguimos nem seguir na trilha para as cachoeiras, pois estava bem escorregadio e chovendo bastante, nessas horas é preciso ter cautela e saber a hora de seguir ou voltar!

Hana!!!

Após Hana chegamos ao Haleakala Park. Para quem não sabe, Maui tem um vulcão adormecido, o Haleakala, de onde você pode inclusive ver o nascer ou pôr do sol, um passeio muito procurado em Maui (que meu esposo já fez mas eu ainda não!). E o vulcão ocupa uma grande parte da Ilha. Nesse parque encontramos muitas cachoeiras e as Seven Sacred Pools, isso mesmo, sete piscinas, que infelizmente estavam fechadas para banho quando chegamos devido às chuvas. Com isso não conseguimos nem seguir na trilha para as cachoeiras, pois estava bem escorregadio e chovendo bastante, nessas horas é preciso ter cautela e saber a hora de seguir ou voltar!

A Road to Hana com certeza é uma das grandes atrações em Maui e percorre-la pelo menos alguns trechos já dá a sensação da grandiosidade da natureza desta Ilha. E lembre-se: O melhor da Road to Hana é o caminho!!!


Gostou desse post? Saiba que você pode colaborar com o Blog Vamos Viajar. Ao fazer suas reservas com nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão!!

Para reservas de Hotéis, indicamos o Booking.com;

Para comprar seu chip de telefone internacional, indicamos o Viaje Conectado.



One thought on “Road to Hana”

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!