Island Tour em Oahu

Oahu é a terceira Ilha do arquipélago havaiano em extensão, com 1.545,3 km², cercada de cenários e praias paradisíacas que nos convidam a nos jogar na estrada e desbravar cada cantinho! Alugar um carro, na nossa visão, é essencial, pois muitas praias são bem escondidas e nem sempre o transporte público cobre aquela área (em Oahu não tem ainda metrô, apenas ônibus ou táxis), e outra, com um carro, você pode montar o seu roteiro diário e seguir a rota no GPS.

Um tour que fizemos e super indicamos é o Island Tour, a volta à Ilha disponível na Hawaii Eco Divers, que nos permitiu conhecer a história da ilha, as praias e suas curiosidades. Acompanhada de uma guia brasileira, o tour é feito com o carro da empresa, geralmente dura 8 horas e pode ser montado da sua forma.
Decidimos o nosso roteiro alguns dias antes da viagem, mas no dia marcado acabamos mudando um pouco a rota e seguindo as sugestões da guia da Hawaii Eco Divers, Daniella Maria, e isso que é interessante, não é um pacote fechado que passa por aqueles lugares e pronto, o Island Tour vai no seu ritmo, no seu tempo e ao seu gosto.

Nosso roteiro foi na Costa Leste e North Shore e decidimos nos basear nessa rota, com algumas paradas extras no caminho: Waikiki, Hanauma Bay, Koko Head, Kailua Beach, Lanikai Beach, Valley of the Temple, Banzai Pipeline e Haleiwa.

Como estávamos hospedados em Waikiki saímos direto para as praias do leste, mas quem não estiver, vale a pena seguir até o Diamond Head, o vulcão extinto com mais de 200 mil anos e que pode ser visto da badalada Waikiki! Atualmente, o Diamond Head abriga um parque com trilhas onde você pode subir até suas bordas e contemplar a costa.
Diamond Head
Para quem não sabe, o Havaí é constituído por um conjunto de ilhas que são produtos da atividade vulcânica. O arquipélago está localizado em uma das áreas de maior vulcanismo do mundo, com isso, não é difícil encontramos essas formações vulcânicas e claro, mais vulcões (ativos e inativos). Outro vulcão bem conhecido em Oahu é o Koko Head (este é inativo), que tem uma hike com 1.048 degraus até o topo (isso mesmo, 1.048 degraus!) com uma vista para Hanauma Bay, apesar dos degraus grandes, a trilha exige bastante fôlego e pique!
Koko Head
Infelizmente, Hanauma que estava no nosso roteiro inicial precisou ser cortada, pois como só tínhamos a terça-feira livre e esse é o único dia que Hanauma Bay é fechada, não conseguimos fazer o famoso e belo snorkel nos corais. Mas, conseguimos visitá-la no caminho para o aeroporto no nosso último dia e ficamos maravilhados com a beleza do local! Pena que não rolou snorkel, but, esse é um motivo para voltar!

Mas as praias do leste nos reservavam outros momentos incríveis com um mar azul sem igual! Dali seguimos para Eternity Beach (onde foi gravada o filme “From here to eternity”), também conhecida como praia do beijo por causa de uma cena desse filme e por Cockroach Cove Beach. Bem ao lado fica o Halona Blowhole, um buraco na pedra que “esguicha” água, semelhante ao “buraco” das baleias, pena que no dia que fomos a maré não estava muito cheia. Achei essa praia uma das mais bonitas de Oahu, com pedras pretas (fruto das formações vulcânicas) e águas transparentes, porém, não muito apropriadas para mergulho, mas o visual dos mirantes compensa o banho de mar,  Halona é aquela praia para ser vista de cima… uma dica, pare em todos os mirantes que avistar na estrada, pois cada um tem uma vista mais alucinante que a outra, com praias completamente diferentes a alguns poucos metros de distância uma da outra!
Eternity Beach o Praia do Beijo
Seguindo em direção ao norte pela Kalanianaole Highway, nossa próxima parada seria Makapuu Lookout, com suas falésias e as Manana Island (também conhecida como Rabbit Island) e Kaohikaipu Island (também conhecida como Turtle Island), as ilhas do coelho e da tartruga! rs, aliás, essas duas ilhas podem ser vistas também de Waimanalo Beach e Kailua.
Makapuu Lookout e as Rabbit e Turtle Island ao fundo

Makapuu Beach
Mais à frente encontraríamos aquela praia que nos remete ao Havaí: mar azul, calmo, crianças brincando, areia branquinha e uma paz sem igual, assim é Kailua Beach, a praia que escolhemos para curtir e tomar muito banho de mar nesse dia. Kailua também é bastante conhecida por ser o lugar onde o presidente Barack Obama aproveita suas férias em família.  
Kailua Beach
Almoçamos em Kailua num típico restaurante havaiano, o Buzz´s Lunch & Dinner, bem charmoso, além disso, é  o único restaurante da região, portanto, se for almoçar por lá chegue cedo pois costuma ser bem cheio.
Buzz’s Lunch
De lá tínhamos duas opções, seguir para Lanikai Beach ou fazer a trilha Pillboxes Trail Lanikai, e avistá-la lá de cima! Escolhemos a segunda! E, que escolha!! A trilha é um pouco demorada pois tem muita areia e pedrinhas soltas, muito íngreme e sem lugar para nos segurar, exceto por alguns arriscados galhos de árvores pelo caminho! Resolvemos encarar e seguir em frente (e em cima!) essa é daquelas trilhas que valem muito pelo visual, e quanto mais alto subíamos mais bonita a cor do mar ficava, como vocês podem ver pelas fotos totalmente sem filtro
Lanikai Beach
Do alto da trilha, também avistamos o campo de golfe preferido do Obama, o Mid-Pacific Country Club.
Mid-Pacific Country Club
No lado leste está também Waimanalo Bay Beach, a praia que escolhemos para a nossa cerimônia de casamento mas decidimos deixar para conhecê-la apenas no dia seguinte, que seria o da celebração! Essa também é daquelas praias bem apropriadas para crianças, para mergulho e prática de esportes aquáticos, pois o mar é bem calminho e tranquilo. Vá por nós, não deixe de conhecê-la!

Waimanalo Beach
Saímos encantados com Lanikai, e a Dani nos comentou do Valley of the Temples, o Vale dos Templos, um cemitério em Oahu. Pode soar meio estranho visitar um cemitério no Havaí, mas por lá, tanto em Oahu quanto em Maui, percebemos que a morte é vista de outra forma, os cemitérios são bem serenos, sem aqueles jazigos à mostra, apenas flores naturais marcando a área que parecem ser trocadas diariamente de tão vivas!
Valley of the Temples
O Valley é cercado por um anfiteatro natural de montanhas, as Ko’olau Montains, com vista para o oceano, um cenário realmente incrível. Os jardins do cemitério homenageiam muitas religiões, incluindo o Cristianismo e o Budismo. O Byodo-In é uma réplica do templo japonês com mais de 950 anos que está em Uji, nos arredores de Kyoto. A versão havaiana do templo foi erguida em 1968 para comemorar o 100º aniversário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses para o Havaí. Realmente, o Byodo-In é o templo mais vistoso e bonito do vale, na entrada não deixe de tocar o Sino da Sorte, que ecoa um som que transmite muita paz e serenidade, por que não, sorte!
Byodo-In
Sino da Sorte
Dali seguimos para North Shore,  e como eu sou completamente apaixonada por tartarugas, a Dani nos levou na Laniakea Beach, ou Turtle Beach, a praia das tartarugas!!! Mas nesse dia as danadas não estavam afim de descansar nas areias, resolveram, digamos, pegar uma onda e surfar, literalmente! Muito bonitinhos vê-las ali através da água transparente surfando a cada onda! 
Laniakea Beach
Como já havíamos parado em algumas praias de North Shore no dia anterior, passamos apenas em frente a Pipeline e para nossa alegria, bem na entrada da praia está o Food Truck da Cris, uma brasileira que vende coxinha, pastel, guaraná Antarctica e açai!  Mas é claro que paramos para matar a saudade da coxinha brasileira, e que coxinha!! Essa valeu a pena!! Para acompanhar açai batido com guaraná Antarctica!! 
Humm,coxinha!!

Em North Shore, aproveitamos para conhecer a loja da Hawaii Eco Divers e o dono, o Ricardo, que tentou a todo custo me convencer a mergulhar com os tubarões sem jaula!! É, mas não foi dessa vez que meu psicológico me permitiu tamanha emoção, apesar de que no Havaí o ecossistema está em perfeito equilíbrio, os animais tem seu espaço e convivem perfeitamente uns com os outros e com os humanos, mas… ainda me bateu um medo de mergulhar livremente com os tubas! rs Quem tiver essa vontade e coragem, eu acho máximo e super apóio, e indicamos a equipe da Hawaii Eco Divers que te dará todo o treinamento e suporte para essa experiência incrível. Infelizmente, não tínhamos mais dias livres em Oahu, se não, teríamos feito um mergulho em Waikiki.

Hawaii Eco Divers
Se a sua praia não for mergulhar, com certeza encontrará uma que combina com seu estilo, a empresa tem uma infinidade de atividades e passeios turísticos em todas as ilhas do arquipélago, de tour de bike a mergulho com os tubarões com e sem jaula, escolhemos fazer o mergulho em Molokini (Maui) com eles. Ah, uma grande vantagem, além da variedade de tours, é que você tem a opção de fazer alguns tours com guia brasileiro, e contactar a equipe em português, o que facilita bem na hora de fechar os passeios.

Já eram quase 18 horas e seguimos para nossa última parada, Haleiwa, uma cidade bem legal de se conhecer, de onde partem os barcos para o mergulho com os tubarões e a cidade dos surfistas onde de um lado apenas meninas entram e no outro, apenas os meninos! E não podia faltar a famosa foto na placa da cidade!  
Haleiwa
Para terminar nosso tour, Oahu nos presenteou com três lindos arco-íris, como sinal de agradecimento por escolhermos essa Ilha para entrar nas nossas vidas para sempre! O Island Tour abriu a nossa mente e pudemos ficar por dentro de muitas curiosidades da Ilha. 

Nosso agradecimento à Equipe da Hawai Eco Divers, em especial a Dani que nos acompanhou neste dia tão bacana e me ajudou também a lembrar o nome de alguns lugares desse post que eu tinha esquecidos!! rs. E já sabem, hein? Quando estiverem no Havaí, não deixem de fazer um volta ao redor das Ilhas! Aloha!

3 thoughts on “Island Tour em Oahu

  1. Ola Larissa tudo bem?eu me chamo Marcilene magnno, eu moro ha 6 anos na Holanda, eu e meu marido ainda nao somos casados, mais queremos oficializar nosso casamento no havia, e foi aonde eu entrei no google atrasves de pesquisas eu encontrei seu blog. sera que podes me dar uma luz de como eu devo proceder, ou por onde eu devo comecar? eu ficarei imencamente grata em poder ouvir sua esperencia e como voce procedeu.. Atenciosamente Marcilene.
    Meu email E Marcilenemagnno@outlook.com

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!