Aloha! Bem vindos ao Hawaii!

Aloha!! Antes de planejar uma viagem ao Hawaii, é preciso muito estudo e pesquisa para decidir onde exatamente você quer ir. O Hawaii é formado por sete ilhas principais: Oahu, Kauai, Molokai, Lanai, Maui, Big Island e Niihau, formando um arquipélago no Oceano Pacífico Norte, e faz parte dos Estados Unidos (assim, o visto americano é necessário), cada uma com sua característica própria. Assim, escolher qual delas visitar e quando ir vai depender do que você procura. Se a intenção for bons hotéis, praias bonitas e mergulho, todas elas oferecem isso, mas, caso procure algo a mais, é bom pesquisar bem antes de fechar sua viagem levando em consideração os quesitos compras, diversão noturna, história e esportes.

Ilhas do Hawaii (Fonte: www.freeworldmaps.net)


O Hawaii possui um clima subtropical, caracterizado por duas estação: inverno, entre novembro e abril e verão, entre maio e outubro, mas, com poucas diferenças de temperatura entre elas. Ente os meses de novembro a janeiro é a época da estação chuvosa e das grandes ondas e no inverno, é possível ver neve no alto das montanhas. Assim, em relação ao clima, aconselhamos os meses entre abril e setembro, mas, tudo vai depender das atividades que você pretende realizar por lá!

Como o nosso objetivo era apenas um, velejar de windsurf nas famosas ondas do Hawaii, não tivemos muito o que pensar no destino: Maui! E lá fomos nós, dois velejadores atrás de paisagens paradisíacas, picos de velejo, baleias, arco-íris e muita natureza! É, dessa vez eu, Luiz, fui sozinho com um amigo, Larissa ficou em Fortaleza…

Natureza por todos os lados

Chegar no Hawaii não é uma tarefa fácil, dependendo do voo você poderá levar mais de 25 horas para chegar lá…Escolhemos então o que oferecia a menor possibilidade de conexões, saímos de Fortaleza no dia 30/03, com conexão em São Paulo, depois, pegamos um voo de 12 horas com destino a Los Angeles, e em seguida mais 5 horas para finalmente aterrisarmos em Maui, com o fuso atrasado 7hs em relação ao Brasil, chegamos às 10hs do dia 31/03. Por isso, aconselhamos no mínimo 10 dias pra quem pretende visitar o Hawaii, seja uma ou várias ilhas.
 

Maui possui uma boa estrutura para quem procura esse tipo de turismo (esportivo,velejo), carros adaptados para carregar os equipamentos, praias exclusivas para a prática de windsurf, onde a partir de determinada hora não é permitido a entrada de banhistas, lojas especializadas e muitos atletas do mundo todo treinando por aqui. 

A Ilha de Maui é a ilha mais cara do Hawaii, a gasolina mais cara dos Estados Unidos é vendida aqui, conseqüentemente, tudo puxa o preço para cima, assim, não venha pensando que aqui é o paraíso das compras, pois esta não é a característica de Maui!! 

Aqui também encontramos vários exemplos de cidadania, respeito ao próximo e à natureza… por exemplo, em alguns pontos da cidade, moradores deixam nas suas barraquinhas frutas e verduras para venda, a pessoa vai lá, pega o que quer e deixa o dinheiro lá, ao final do dia o vendedor passa e recolhe a grana…e todo mundo que pega, paga! É isso que faz o país ir pra frente. Agora, imagina se isso funcionaria no Brasil? Muito triste, mas enquanto não mudarmos nossa mentalidade nosso país não mudará!

Barraquinhas na estrada vendendo frutas e verduras

Como temos amigos morando em Maui, passamos 24 dias levando uma vida de nativos, optamos por alugar uma casa (ou Studio como é chamado) e um carro, comprávamos comida no supermercado e a maioria das refeições fazíamos em casa. Além da facilidade e conforto, podemos vivenciar mais o dia a dia da ilha.

Nossa “casa” havaiana por 24 dias
Pra entrar no clima nativo da Ilha
Mais natureza por todos os lados


Mas Maui também possui boas opções de restaurantes, na área chamada Paia Beach é onde encontramos bares, restaurantes, galeria de arte, lojas de surf e empresas ligadas ao turismo. Paia é a última cidade na estrada de Hana ao dirigir no sentido leste para Hana. Não deixe de provar os pratos  típicos hawaianos  e as famosinhas do momento, as cervejas da Kona Brewing, vendidas no mercado em caixas com 12 garrafinhas, bem sugestivas: Longboard Island Larger, Fire Rock, Pipeline, Wailua e Big Wave. As cervejas da Kona Brewing só podem ser tomadas no Havaí, em alguns lugares do Japão e em locais selecionados dos EUA, mas claro que não ia perder a chance de trazer algumas para o Brasil e degustar com minha namorada!! Aliás, tudo no Hawaii lembra um clima bem descontraído, a saudação Aloha por exemplo, está em todos os lugares, até na revista do Raio-x do aeroporto!!! Converse com os habitantes locais para experimentar o verdadeiro significado de Aloha!

Paia Beach

Hora do rango!


A Ilha de Maui é a 2ª maior ilha do arquipélago, com mais de 120 kms de costa, encontramos no caminho, praias de areia branca, vermelha e preta.

E Maui é a meca do Windsurf, velejadores do mundo todo estão aqui à procura dos ventos e das boas ondas! É muito fácil encontrar com grandes nomes do esporte mundialmente conhecidos, alguns deles brasileiros inclusive, grandes campeões de windsurf. As praias mais procuradas por velejadores de Windsuf são Kanaha Beach, na costa norte de Maui é a praia mais popular de windsurf no Havaí oferece uma grande variedade de condições para atender todos os níveis de velejadores, Ho’okipa Beach também é bastante procurada pelos windsurfistas e é também cercada por tartarugas marinhas, numa harmonia perfeita entre o homem e a natureza!! Outro ponto bem conhecido é Sprecklesville. Não é a toa que Maui é considerada a capital mundial do windsurf!

Kanaha Beach

Kanaha Beach

Ho’okipa Beach
Ho’okipa Beach
Ho’okipa Beach

Mas nem só de praias é feito o Hawaii, a natureza aqui é bem presente, impossível não se encantar com tanto verde e belezas naturais, além de ser um destino romântico para casais apaixonados!!  A Estrada Hana é conhecida por ser a estrada mais romântica daqui, com 620 curvas e 59 pontes, a estrada cênica de Maui para Hana passa por florestas tropicais floridas, cascatas, piscinas e paisagens oceânicas dramáticas. 

Hana lá embaixo, no meio de muito verde
Outra experiência que recomendamos é visitar o Parque Nacional de Haleakala, que tem três centros de visitantes distintos e abrange uma gama de ambientes naturais, desde montanhas, desertos e áreas tropicais exuberantes cheias de cachoeiras e riachos. Seguimos de carro para o pico mais alto de Maui para apreciar o pôr do sol do alto do vulcão! Uma experiência indescritível… Muitas pessoas também sobem para apreciar o nascer do sol por entre as nuvens e descem de bike!! 

À caminho do Haleakala
Pôr do sol no alto do vulcão Haleakala
Pôr do sol no alto do vulcão Haleakala
Sem dúvidas, o Hawaii é aquele lugar que todo mundo deveria incluir na sua Wishlist, um exemplo de preservação da natureza, espírito alegre e boas energias!!! Aloha!! 

Kanaha Beach

Sprecklesville

Sprecklesville

6 thoughts on “Aloha! Bem vindos ao Hawaii!

O que achou? Dúvidas? A gente adora receber seu comentário!!